Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Piscinão Guaraú recebe mais de 1,3 mil mudas no Dia da Árvore
Fotografia por: Daniel Reis / Acervo SVMA
Em celebração ao Dia da Árvore, a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e de Subprefeituras (SMSUB), realizou neste domingo (21) o plantio de mais de 1.300 mudas de espécies nativas no Piscinão Guaraú, localizado na Cachoeirinha, zona norte da cidade. A ação faz parte dos preparativos para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro.
Com 59 mil metros quadrados e capacidade para armazenar mais de 200 milhões de litros de água da chuva, o Piscinão Guaraú ganha reforço na sua relevância ambiental com a implantação de uma área verde composta por 21 espécies cultivadas no viveiro Manequinho Lopes. Entre elas estão araticum (Rollinia mucosa), pau-ferro (Caesalpinia ferrea), jequitibá-rosa (Cariniana legalis), jequitibá-branco (Cariniana estrellensis), jerivá (Syagrus romanzoffiana), paineira (Ceiba speciosa) e pau-viola (Citharexylum myrianthum).
“Em 2025, mais de 80 mil novas mudas foram plantadas em toda a cidade de São Paulo. Cada árvore plantada é mais um passo rumo a uma cidade mais verde e preparada para o futuro. Esta ação simboliza o nosso compromisso com o meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas que vivem aqui”, destacou o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.
Os trabalhos preparatórios tiveram início no último domingo (14), com equipes da Prefeitura de São Paulo realizando limpeza e abertura dos berços para receber as mudas. A iniciativa contou com a participação da comunidade e reforça a importância do engajamento coletivo no cuidado e na valorização dos espaços públicos, em um movimento pela construção de uma cidade cada vez mais verde.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk