Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2025 | Horário: 15:03
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo celebra bicentenário do Parque Jardim da Luz com programação especial neste final de semana

Evento reúne apresentações musicais, artísticas e exposições para valorização histórica do parque mais antigo da capital paulista; Orquestra da Fundação Bachiana sob regência do Maestro João Carlos Martins é uma das atrações

Caminho de terra ladeado por gramado e palmeiras em um parque arborizado, com uma fonte ao fundo.
Foto: Daniel Reis

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e de Cultura e Economia Criativa (SMC), promove neste fim de semana, nos dias 15 e 16 de novembro, uma grande celebração pelos 200 anos do Parque Jardim da Luz, o mais antigo de São Paulo. A programação especial também marca os 120 anos da Pinacoteca de São Paulo, e conta com apresentações de grandes artistas nacionais e  intervenções artísticas simultâneas no parque, proporcionando uma viagem no tempo e pela história de um dos principais patrimônios da cidade.

Com o tema “Celebrando a tradição com modernidade”, o evento reúne experiências sensoriais e culturais que conectam passado e futuro. Ao longo do dia, atores vestidos à moda do século XIX serão os anfitriões acompanhando os visitantes pelos jardins e recriando a atmosfera da época da inauguração. Totens interativos com mapas, fotos e curiosidades sobre o local integrarão a exposição “A Passagem do Tempo”, enquanto performances teatrais espalhadas pelo parque darão vida a episódios marcantes de sua história, do antigo zoológico ao primeiro passeio de automóvel no jardim.

O público ainda será recebido por músicos executando repertório do século XIX nas entradas do parque e convidando a participar da Árvore de Digitais, instalação interativa em que cada visitante deixa sua marca simbólica na celebração, além da visita à réplica da estação do bonde com exibição de curta-metragem sobre o bairro.

O evento contará com uma programação musical diversificada no fim de semana, com destaque para a apresentação da Orquestra da Fundação Bachiana, sob regência do maestro João Carlos Martins. Grupos locais também estarão presentes na comemoração, como a Bateria 013, D Kri, Grupo Samba +, Namakaca, e dos concertos da Polícia Militar e da Associação Morumbi de Integração Social (Amis), garantindo música e cultura para todos os públicos.

Entre as experiências sensoriais, as “Árvores Falantes” contarão histórias sobre espécies nativas e exóticas, com narrações de vozes conhecidas. Uma trilha digital com realidade aumentada permitirá ao público visualizar reconstruções do lago original, do portão histórico e do observatório.

O projeto Conexão Cultural trará concertos musicais ao pôr do sol, sessões de cinema ao ar livre e atividades conjuntas com a Pinacoteca e o Liceu de Artes e Ofícios. O Espaço da Diversidade Cultural reunirá apresentações e gastronomia coreana, boliviana e brasileira, enquanto as ações de Educação e Inclusão oferecerão oficinas infantis, visitas acessíveis com Libras e audiodescrição, além de materiais em braille.

“O Parque da Luz merece uma programação cultural inesquecível para celebrar seu bicentenário. A música, artes cênicas e visuais fazem parte da história do Parque. Para a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a área é uma representação do poder da cultura e do meio ambiente, que juntos podem proporcionar momentos de lazer primorosos”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente. 

A programação inclui ainda feira de livros e exposição de carros antigos. Ao final, será inaugurada uma escultura comemorativa dos 200 anos, símbolo permanente da celebração.

As comemorações também se conectam à vizinha Pinacoteca de São Paulo, que completa 120 anos de fundação. Instalada no prédio do antigo Liceu de Artes e Ofícios, erguido em terreno que originalmente fazia parte do Jardim da Luz, a Pinacoteca é hoje um dos museus mais importantes da América Latina. No domingo, o público poderá circular livremente entre o parque e os edifícios da Pinacoteca, que estará aberto com visitação gratuita, e prestigiar os shows do Bixiga 70 e da cantora Luiza Lian. 

“Celebrar os 200 anos do Parque da Luz é reconhecer a importância de preservar nossa história e valorizar um dos maiores patrimônios verdes da cidade. Mais do que um espaço de lazer, o parque é um símbolo de memória, cultura e natureza que segue inspirando gerações e conectando o passado ao futuro de São Paulo”, enaltece o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi.

Dois séculos de história

Inaugurado em 1825, o Parque Jardim da Luz é o mais antigo espaço público de lazer da cidade e um marco do urbanismo paulistano. Originalmente concebido como Jardim Botânico, foi aberto ao público em 29 de outubro de 1825, tornando-se referência de convivência e contemplação.

Atualmente, o parque abriga mais de 160 espécies de animais e dezenas de árvores nativas e exóticas, como o jerivá, o cambuci, a copaíba e o cedro-rosa - espécie classificada como vulnerável à extinção.

Serviço
Data: 15 e 16 de novembro 
Horário: 9 às 20 horas
Entrada: Gratuita
Endereço: Parque Jardim da Luz – Bairro da Luz, São Paulo/SP

Programação:

Sábado 15/11

Palco Principal

10 às 11 horas – Grupo Namaka OBS:Em frente ao palco principal

12 às 13 horas – Bateria 013

14 às 15 horas – Intervalo com DJ Kri

15 às 16 horas – Bicho de Pé

16 às 17 horas – Intervalo com DJ Kri

17 às 18 horas – Baile Simonal

Bosque de Leitura

11 horas às 16h30 – Pegue, Leve e Leia

11 horas às 15h30 – Feira de Troca de Livros e Gibis

Entrada do Portão 3 – R. Ribeiro de Lima

10 às 11horas/11h30h às 12h30/14 às 15 horas/15h30 às 16h30 - Oficinas infantis de Educação Ambiental

Lago Cruz de Malta

9 às 20 horas - Canto das Almas

 

Domingo 16/11

Palco Principal:

09 às 10 horas – Orquestra Amis

10 às 11 horas – Intervalo

13 às 14 horas – Orquestra da Fundação Bachiana com maestro João Carlos Martins

14 às 15 horas – Intervalo

16 horas – Show de Luiza Lian e Bixiga 70 pela Pinacoteca

Bosque de Leitura

11 horas às 16h30 – Pegue, Leve e Leia

11 horas às 15h30 – Feira de Troca de Livros e Gibis

Coreto

10h30 às 15h30 - Pina em Festa: Ateliês do Experimenta! e Cidade Invertida (Oficina)

Edifício Pina Contemporânea

14 horas – Leitura e lançamento do livro Lua Coelho Negra, de Tadáskía (Literatura)

15 horas – Cortejo performático dançado — SP Escola de Dança + EMESP (Dança)

Entrada do Portão 3 -Rua Ribeiro Lima

10 às 11 horas | 11h30 às 12h30 | 14 às 15 horas | 15h30 às 16h30 – Oficinas infantis de Educação Ambiental (Oficina)

Próximo ao Parque das Crianças

10 horas – Apresentação do Grupo Namakaca OBS: Em frente ao palco Casa de Chá

Exposições:

Exposição “Passagem no Tempo” — Casa do Administrador

Árvores Digitais — Lago Cruz de Malta

Árvores Falantes — Figueira próxima ao lago entre a Pinacoteca e a Pina Contemporânea

Jardim Sensorial Infantil — Próximo ao Portão 3 (Rua Ribeiro de Lima)

Exposição de carros antigos — Área externa do parque, em frente ao Portão 1 e à Estação da Luz (somente 16/11)

Réplica do Bonde com exibição de curtas-metragens — Próximo ao local da antiga estação do bonde

Ambientações:

Canto das Almas — Lago Cruz de Malta

Experiência Histórica de 1825 — Circulação por todo o parque (atores caracterizados)

Recepção Musical — Portões 1 (Praça da Luz), 2 (Rua Prates Coréia) e 3 (Rua Ribeiro de Lima)

 

A imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancas A imagem mostra o ícone da ODS 13 "Ação contra a Mudança Global do Clima", representada por um ícone verde escuro, com o desenho de um olho com o globo terrestre dentroO segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao lado  

Siga a SVMA nas redes sociais 

logótipo do Instagram, uma das redes sociais mais populares para partilha de fotos e vídeos. O ícone tem um design moderno com um gradiente de cores que vai do roxo ao laranja, e no centro está uma câmara estilizada em branco, com um círculo no meio — simbolizando a lente.  Este logótipo é facilmente reconhecido e simboliza criatividade, expressão visual e ligação social.ícone do Facebook Cor de fundo: Azul, uma das cores principais da marca desde a sua criação.  Símbolo: A letra "f" minúscula em branco, estilizada e centrada no ícone.  Formato: Quadrado com cantos arredondados, adaptado para aplicações móveis e redes sociais.  Este ícone representa a aplicação principal do Facebook, usada para comunicar, partilhar conteúdos, seguir páginas e interagir com amigos e comunidades.o logótipo da plataforma YouTube, mas com um estilo ligeiramente diferente:  O ícone tradicional de reprodução (um triângulo branco) está centrado dentro de um círculo branco.  Este círculo está por sua vez inserido num quadrado com cantos arredondados de cor vermelha.  Este estilo é frequentemente usado em versões alternativas do ícone do YouTube, como para representar o YouTube Live, YouTube Shorts ou versões adaptadas para apps móveis ou smart TVs.logótipo da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter: O ícone é um fundo preto com uma letra "X" estilizada em branco no centro.  O design é moderno e minimalista, adotado após a rebranding da marca Twitter para X.com, sob a liderança de Elon Musk.O ícone do TikTok apresenta um símbolo musical estilizado que se assemelha a uma nota musical com um efeito vibrante e tridimensional. A nota está desenhada com uma combinação de cores vibrantes  geralmente azul-ciano, rosa-fúcsia e branco sobre um fundo preto

 

collections
Galeria de imagens