Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Prefeitura de São Paulo reabre Marquise do Parque Ibirapuera neste sábado (24), após requalificação histórica
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), realiza neste sábado (24/01), a partir das 9h30, a tão aguardada reabertura da Marquise “José Ermírio de Moraes”, do Parque Ibirapuera, um dos mais emblemáticos espaços públicos da capital. Fechada desde o fim de 2019, a Marquise volta a ser entregue à população após uma ampla e cuidadosa requalificação de seus 27 mil m², resgatando sua função original de integração, convivência e acesso democrático ao lazer.
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1954, o espaço é muito mais do que uma estrutura de ligação entre os equipamentos do parque: trata-se de um símbolo da arquitetura moderna brasileira e da identidade cultural paulistana. Sua reabertura representa um marco para a cidade e reafirma o compromisso da Prefeitura com o cuidado responsável do patrimônio histórico, garantindo que espaços de valor arquitetônico e afetivo continuem vivos, acessíveis e preservados para as futuras gerações.
O projeto contemplou a requalificação completa da marquise, incluindo forro, estrutura (pilares, vigas e laje), impermeabilização, sistema de drenagem, platibanda, piso e iluminação. As obras tiveram início em 2024 e foram conduzidas com rigor técnico, atendendo às diretrizes e exigências dos órgãos de tombamento, que acompanharam todas as etapas por meio de vistorias mensais, assegurando a preservação das características originais do projeto.
A requalificação foi executada pela Concessionária Urbia, com um aporte de R$ 86.915.749,12, sob acompanhamento da administração municipal, e integra um conjunto de ações da Prefeitura voltadas à valorização dos parques municipais, à preservação da memória urbana e ao fortalecimento dos espaços públicos como locais de encontro, cultura, esporte e bem-estar.
Para o titular da pasta, Rodrigo Ashiuchi, a intervenção vai além da recuperação estrutural. “Além de restaurar completamente a Marquise, pensamos em organizar o uso do espaço de forma equilibrada e democrática. A nova regulamentação garante áreas exclusivas para práticas esportivas e para as crianças, reforçando a segurança, respeito entre os usuários e a preservação desse patrimônio tão importante da cidade”, finaliza.
Regulamentação do uso
Nesta quarta-feira (21), a Prefeitura de São Paulo publicou no Diário Oficial da Cidade, o decreto que autoriza a realização de práticas esportivas na Marquise do Parque Ibirapuera. A medida é acompanhada da regulamentação de uso do espaço, que será publicada amanhã (22/01), com o objetivo de garantir a boa convivência entre os frequentadores e promover a democratização do lazer.
O espaço agora conta com áreas exclusivas para a prática de skate, patins e BMX, que ocuparão cerca de 3.600 m² do espaço, bem como uma área “kids”, de aproximadamente 700 m², representando quase 20% da área útil da Marquise, de 22.900 m² (subtraindo as áreas do Museu de Arte Moderna, sanitários e futuro restaurante). As normativas foram elaboradas de forma participativa, contando com a contribuição do Conselho Gestor do Parque, órgãos públicos e sociedade civil.
O documento ainda dispõe sobre a preservação da estrutura do equipamento e a restrição ao uso de bicicletas com aro superior a 16 na área destinada às crianças, bem como o volume de caixas de som e também sobre a realização de eventos pequenos no local, que devem seguir com as diretrizes do Plano Diretor do Parque Ibirapuera.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk



