Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Primeiro encontro de 2026 do Vem Passarinhar leva mais de 180 pessoas ao Parque Independência
O primeiro encontro do projeto “Vem Passarinhar Sampa 2026” teve início no último sábado (31), no Parque da Independência, com a participação de 180 pessoas, um recorde de público. A iniciativa, realizada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da Divisão de Fauna Silvestre (DFS), em parceria com a ONG SAVE Brasil, seguirá com encontros mensais gratuitos até o final do ano.
Livres e abertas a todos os públicos, as atividades contam com orientações de biólogos para a identificação das espécies e o uso de binóculos, que são disponibilizados para empréstimo. Neste último encontro, 44 espécies diferentes de pássaros foram catalogadas. Os registros das aves observadas são inseridos no eBird, plataforma internacional que reúne dados sobre a distribuição das espécies e contribui diretamente para a ciência cidadã, apoiando pesquisas sobre a avifauna.
Os eventos acontecem no último sábado de cada mês, nos seguintes parques: Vila Guilherme–Trote, Floresta das Castanheiras, dos Búfalos, M’Boi Mirim, Natural Jaceguava, Nove de Julho, RVS Anhanguera, do Carmo, Santo Dias, Chácara das Flores e Ibirapuera.
Segundo o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, o projeto vai além do lazer e tem um importante papel educativo e científico. “O Vem Passarinhar Sampa é uma iniciativa que une lazer, educação ambiental e ciência cidadã. Ao aproximar a população da observação de aves, conseguimos despertar o cuidado com a biodiversidade e, ao mesmo tempo, produzir dados importantes para a conservação da fauna no município”, afirma.
Somente em 2025 foram 12 saídas que reuniram 819 participantes ao longo do período. Nesses encontros, foram registradas 3.328 aves de 188 espécies, o que representa cerca de 35% das espécies existentes no município de São Paulo. Um dos destaques foi o aumento da participação de crianças, reforçando o papel da observação de aves como ferramenta de educação ambiental.
No ano passado, também retornou à programação o Papo de Passarinho, uma roda de conversa com convidados especiais que ampliou o diálogo sobre biodiversidade, conservação e a relação da população com os ambientes naturais da cidade.
Siga a SVMA nas redes sociais
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk



