Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Quarta-feira, 3 de Setembro de 2025 | Horário: 13:04
Compartilhe:

Saguis resgatados em São Paulo serão transferidos para o Zoológico de Brasília

Animais foram encontrados em quintal residencial e passaram por tratamento no CeMaCAS da Prefeitura de São Paulo

Um sagui observa atentamente por uma abertura em uma caixa de transporte de madeira. A imagem é vista através de uma grade, sugerindo que o animal está em um ambiente de cuidado ou transporte seguro. A luz suave destaca seu rosto curioso e expressivo, com pelos claros ao redor dos olhos e da boca.
Fotografia por: Daniel Reis

Dois saguis-da-serra-escuros (Callithrix aurita) serão transportados de São Paulo para o Zoológico de Brasília na próxima segunda-feira (2), em uma operação coordenada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), com apoio do programa Avião Solidário, da companhia aérea LATAM. A ação busca garantir bem-estar e qualidade de vida aos animais, que não podem retornar à natureza.

O casal de saguis foi resgatado em novembro de 2024, cada um em um quintal de uma residência diferente na capital paulista, e foram levados ao Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), onde passaram por diversos exames físicos, laboratoriais e de imagem, e não apresentaram alterações clínicas significativas. Desde então, recebem reforço alimentar e seguem em boas condições de saúde.

Os animais são monitorados individualmente. Como se trata de uma espécie nativa da Mata Atlântica considerada em perigo de extinção, a destinação adequada é vista como essencial para sua manutenção e segurança.

Um sagui-da-serra-escuro está em pé sobre um galho dentro de uma gaiola iluminada. O animal, com pelos escuros e manchas claras no rosto e nas orelhas, parece estar vocalizando ou com a boca aberta em alerta. A luz do sol realça a textura dos pelos e o ambiente seguro de cuidado em que se encontra.
Fotografia por: Daniel Reis

Os Zoológicos do Estado de São Paulo por exemplo, costumava saguis-da-serra-escuros, porém estão com um plantel completo neste momento, então, a escolha do Zoológico de Brasília como destino final levou em conta diversos critérios técnicos e legais. A instituição possui autorização para o manejo da espécie e demonstrou interesse na recepção dos animais. Além disso, mantém programas de conservação relevantes para a preservação da fauna brasileira.

O transporte até o Distrito Federal será realizado gratuitamente pelo programa Avião Solidário, que apoia ações de proteção animal. A viagem será feita a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos e contará com o acompanhamento do médico-veterinário Francisco Conde, da Divisão da Fauna Silvestre (DFS). “Esses animais são ameaçados de extinção e, atualmente, não existe um programa estruturado de reintrodução. A DFS optou pela destinação pela repatriação como medida que assegura a preservação da espécie e garante o bem-estar dos indivíduos”, explica Francisco.

A imagem mostra o ícone da ODS 3 "saúde e bem-estar", representada por um ícone verde, com um desenho de um gráfico de batimento cardíaco e um coraçãoA imagem mostra o ícone da ODS 11 “cidades e comunidades sustentáveis”, representada por um ícone amarelo, com o desenho de prédios e casas brancasO segundo ícone é a ODS 15 "Vida Terrestre", representada por um ícone verde, com o desenho de uma árvore com duas linhas horizontais abaixo e dois pássaros voando ao ladoA imagem mostra o ícone da ODS 4 “educação de qualidade”, representada por um ícone vermelho, com o desenho branco de um caderno e uma caneta

collections
Galeria de imagens

Instagram I  Facebook I  YouTube I  Twitter I  TikTok