Secretaria Municipal da Saúde
Festas de fim de ano exigem cuidados com a saúde
As celebrações de fim de ano trazem fartura à mesa e, muitas vezes, estimulam exageros que podem afetar a saúde. Por isso, é importante aproveitar as ceias com moderação, equilibrando o consumo dos pratos típicos entre o Natal e o Ano-Novo e mantendo hábitos saudáveis para evitar desconfortos.
Para quem é hipertenso: fuja dos alimentos ricos em sal. É o caso do bacalhau, prato habitual nessas comemorações, que requer cuidados para dessalgá-lo o máximo possível, evitando riscos à saúde, além daquela sensação de estar “estufado”.
Os diabéticos também devem estar atentos, uma vez que o consumo de alimentos ricos em carboidratos, que se transformam em açúcar no processo de digestão, pode aumentar a glicemia.
Outro ponto que requer atenção são as bebidas alcoólicas. Para aproveitar as festas da melhor maneira, não beba sem ter se alimentado moderadamente. Com o estômago vazio, a absorção do álcool pelo organismo se torna bem mais rápida.
Cuidados no pós-festas
O recomendado é consumir alimentos mais naturais no período pós-festas, para ajudar a desintoxicar o organismo. Confira algumas dicas para se recompor após a ceia:
-
Alimente-se a cada três horas e, na hora da escolha do cardápio, prefira alimentos leves, de fácil digestão e pouco gordurosos como os cereais integrais e os grelhados, além de alimentos fontes de vitaminas e minerais;
-
Nas grandes refeições, como o almoço e o jantar, abuse das saladas e aproveite o colorido dos vegetais e legumes para acrescentar sabor e saúde aos pratos;
-
Para recuperar o organismo, de uma maneira geral, beba bastante líquido. Dê preferência aos chás digestivos, frutas cítricas e água de coco natural, que ajudam a restaurar a energia;
Em caso de indisposições, é importante procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber atendimento médico. A ferramenta Busca Saúde ajuda a encontrar a UBS mais próxima.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
