Secretaria Municipal da Saúde

Sábado, 8 de Novembro de 2025 | Horário: 20:29
Compartilhe:

São Paulo mobiliza todas as regiões da cidade no Dia D de Combate à Dengue

Ação reuniu equipes das 28 Unidades de Vigilância em Saúde com foco em ações de vistoria em imóveis, nebulização e aplicação de vacinas da dengue
A imagem mostra dois homens negros sorrindo enquanto conversam e fazem anotações em uma prancheta, em uma rua residencial. Eles usam coletes azuis com faixas refletivas e o emblema do SUS, além da inscrição “Vigilância em Saúde” e “Cidade de São Paulo – Saúde”. Um deles veste camiseta verde por baixo do colete e óculos; o outro está de jaqueta azul e segura uma caneta. O cenário é uma rua estreita, com casas simples e portões metálicos, típicos de um bairro urbano.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu neste sábado (8) o Dia D de Combate à Dengue, uma grande mobilização que levou atividades educativas, bloqueios de criadouros e nebulizações a todas as regiões da capital. A ação teve como objetivo reforçar as medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, e contou com a participação das equipes das 28 Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis).

Durante o Dia D, foram 19.756 imóveis vistoriados nas ações de bloqueio de criadouros e casa a casa e 511 quarteirões contemplados em ações de nebulização. As equipes também promoveram ações educativas em praças, feiras e unidades de saúde, orientando a população sobre a importância de eliminar locais com água parada e manter quintais e caixas d’água limpos.

Essas atividades reforçam o trabalho contínuo da SMS, que já realizou, em 2025, cerca de 12 milhões de ações de combate às arboviroses, incluindo mais de 9,8 milhões de visitas em imóveis e bloqueios em 2,1 milhões de residências com o apoio de veículos para nebulização. Além disso, os cinco drones dispersores de larvicida, utilizados desde fevereiro de 2024, já realizaram mais de 14 mil operações em locais de difícil acesso.

Vacinação contra a dengue
Desde o início da vacinação contra a dengue, em abril de 2024, já foram aplicadas mais de 470 mil primeiras doses (D1), com 70,29% de cobertura vacinal, e 280 mil segundas doses (D2), com 41,78% de cobertura. Para garantir que os adolescentes completem o esquema vacinal, a SMS realiza busca ativa por telefone, visitas domiciliares e envio de mensagens SMS com lembretes sobre agendamentos e atrasos.

A vacina está disponível para adolescentes de 10 a 14 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBS Integradas, no mesmo horário. A população pode consultar o endereço da unidade mais próxima pela plataforma Busca Saúde 

Link com fotos: https://we.tl/t-9W9HYCAwUU

Acompanhe as principais divulgações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nas nossas redes sociais:

Facebook: saudeprefsp
Instagram: @saudeprefsp
Twitter: @saudeprefsp
TikTok: saudeprefsp
Linkedin: saudeprefsp

collections
Galeria de imagens