Secretaria Municipal da Saúde
Saúde de São Paulo apresenta panorama exitoso durante o 67º Congresso Estadual de Municípios

O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, participou, nesta terça-feira (26), do 67º Congresso Estadual de Municípios, onde apresentou os principais resultados da gestão de saúde da capital paulista no ciclo 2021-2024. O secretário destacou ainda os desafios futuros para o sistema de saúde em uma cidade com as proporções de São Paulo, com 12 milhões de habitantes, 1.056 estabelecimentos de saúde e mais de 120 mil profissionais na rede municipal de saúde.
Na ocasião, Zamarco ressaltou que a Saúde municipal fortaleceu a atenção básica com expansão da infraestrutura e avanços em governança e tecnologia. O secretário também abordou as novas estratégias de financiamento que têm garantido a ampliação e modernização da rede, incluindo a parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio dos programas Avança Saúde SP I e II, voltados à expansão da rede de atenção primária e reforma de hospitais.
“Avançamos de forma significativa: hoje, contamos com 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), porta de entrada do SUS, e 34 UPAs, um salto importante, considerando que anteriormente eram apenas três. Por outro lado, a ampliação e reforma dos hospitais assegurará a continuidade e a qualidade do atendimento à população", afirmou Zamarco.
Ele ressaltou também a importância de a gestão municipal manter o uso racional dos recursos para atender de forma as demandas de forma humanizada, respeitando as especificidades de cada território, além de trazer inovações para organizar fluxos e manter a qualidade do atendimento. “Buscar ganhos de eficiência por meio da tecnologia, inovações, engajamento das equipes e fortalecimento da gestão é essencial para manter e ampliar os bons resultados alcançados pela saúde paulistana."
O resultado é o reconhecimento da população, que este ano elegeu o SUS da capital como o melhor serviço público da capital pelo quinto ano consecutivo, de acordo com a pesquisa O Melhor de São Paulo, realizada pelo Instituto DataFolha. Além disso, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital registraram 74% de aprovação pelos usuários, segundo a pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), refletindo a confiança da população nos serviços municipais.
Principais avanços da gestão (2021-2024):
• 100 novas unidades de saúde entregues (novas instalações ou ampliações);
• 198 estabelecimentos reformados;
• 136 unidades reequipadas;
• 19 novas UPAs em funcionamento;
• 100% das metas de resultados da saúde cumpridas, de acordo com o Programa de Metas (PM) 2021-2024;
• 77% das metas do Plano Municipal de Saúde 2022-2025 concluídas até dezembro de 2024.
Além da expansão da rede física, a gestão municipal avançou em tecnologia e inovação, com destaque para o sistema de governança e monitoramento voltado a metas e resultados, o Comitê de Governança de Saúde Digital e o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), responsável pela execução do Programa de Transformação Digital da SMS, além do controle digital do abastecimento e das parcerias com as Organizações Social de Saúde (OSSs), otimizando recursos e transparência.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk