Secretaria Municipal de Segurança Urbana

Segunda-feira, 5 de Janeiro de 2026 | Horário: 16:40
Compartilhe:

Com mais de 2.500 foragidos presos, Smart Sampa se consolida como ferramenta estratégica no combate ao crime em São Paulo

Maior programa de videomonitoramento da América Latina também encontrou mais de 130 desaparecidos

Efetivando-se como um dos principais sistemas para o combate à criminalidade na Capital, o Smart Sampa, maior programa de videomonitoramento da América Latina, fecha o ano de 2025 com números que expressam o resultado de sua atuação. Em todo este período, por exemplo, 2.576 foragidos da Justiça foram reconhecidos, detidos e levados à Justiça.

Transformando a maneira de se fazer segurança pública em grandes cidades, o Smart Sampa é responsável por grande parte das capturas dos foragidos da Justiça e também no total de presos em flagrante, que somaram mais de 3.650 somente neste ano. 

Com 91% de aprovação por parte da população, conforme dados do Real Time Big Data, o programa atingiu o objetivo de somar 40.000 câmeras em todo o município, sendo 20.000 próprias e outras 20.000 oriundas da iniciativa privada.

“Foi um grande ano para o Smart Sampa, não só na questão da entrega de resultado, mas também no quesito de reconhecimento, tanto nacional e internacional. Recebemos várias visitas na sede do programa, como políticos e outras autoridades que acompanharam seu funcionamento e toda a tecnologia utilizada pelo sistema. Os moradores da cidade estão dando muita importância à questão da segurança pública e queremos manter cidade mais segura”, declarou o secretário de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando. 

Além das prisões diversas e de conseguir tirar das ruas os mais distintos criminosos, como traficantes, ladrões, estupradores e até procurados internacionalmente, o Smart Sampa também é utilizado para dar fim a uma das situações que mais traz angústia a familiares: a localização de pessoas desaparecidas. 

Somente em 2025, 134 pessoas foram reconhecidas pelas câmeras do programa e conseguiram retornar aos seus lares, após informação de que estavam desaparecidas. A resolução para este tipo de ocorrência reforça a utilização polivalente do Smart Sampa, que também pode ser utilizado como uma ferramenta aliada a resolver problemas em que não há envolvimento de violência. 

Ainda no período, 3.650 pessoas foram presas em flagrantes em mais diversos tipos de crimes. O número equivale a 10 detidos todos os dias, em um trabalho contínuo de varredura de atividade criminosa em toda a cidade. 

Para ampliar a eficiência do sistema de videomonitoramento, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, buscou parceria com o Governo do Estado de São Paulo, para monitorar placas de automóveis e fechar o cerco a suspeitos que queiram atuar no município. Além disso, convenio com a Polícia Federal deu acesso ao Córtex, plataforma de monitoramento utilizada para integrar as forças policiais no combate às mais diversas modalidades criminais. 

Para 2026, o plano é que o Smart Sampa conte com mais câmeras para ampliar ainda mais o raio de ação do programa. Inicialmente a ideia é que o número de câmeras próprias cheguem à 40 mil até o final do ano.

Veja os números do Smart Sampa em todo ano de 2025:

Foragidos capturados: 2.576
Presos somente em dezembro: 161
Desaparecidos localizados: 134
Presos no anos de 2025: 2.258
Total de presos e flagrante: 3.650
Ocorrência com veículos: 1.724

collections
Galeria de imagens