Secretaria Municipal de Segurança Urbana
Smart Sampa identifica e leva à prisão foragido condenado a 14 anos por estupro de vulnerável
Um homem condenado a 14 anos e quatro meses de prisão por estupro de vulnerável, que estava foragido da Justiça desde 2024, foi localizado e preso na manhã desta sexta-feira (16) após ser identificado pelo sistema de reconhecimento facial do Smart Sampa, no Terminal Mercado, na região central da capital.
O alerta foi emitido pelas câmeras do programa de videomonitoramento da Prefeitura de São Paulo, que identificaram o homem enquanto ele circulava pelo terminal. A partir da notificação, agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) o localizaram nas proximidades da Rua da Cantareira, na região do Mercado Municipal.
Identificado como Luis Bosco de Carlos, 75 anos, o homem confirmou a existência da condenação, expedida pela Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Ribeirão Preto. O mandado de prisão havia sido emitido em outubro de 2024, e a pena deve ser cumprida em regime fechado.
Após a abordagem, o homem foi detido sem qualquer resistência e encaminhado à autoridade competente, onde o registro da ocorrência foi formalizado e ele permaneceu à disposição da Justiça.
Desde o início de sua operação na capital, o Smart Sampa já contribuiu para a localização e prisão de 2.631 pessoas procuradas pela Justiça. O programa, maior sistema de videomonitoramento da América Latina, apresenta taxa de assertividade de 99,5% no reconhecimento facial, sem registros de prisões indevidas. Além de foragidos, o sistema auxiliou na prisão em flagrante de 3.650 criminosos e na localização de 142 pessoas desaparecidas.
De acordo com levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), o Smart Sampa conta com aprovação de 89% da população paulistana e se consolidou como uma ferramenta estratégica para ampliar a segurança urbana, com todas as detenções realizadas sem a necessidade de uso de arma de fogo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
