Com a chegada de uma nova frente fria, a Prefeitura de São Paulo reativou, na quarta-feira (24), as 10 tendas da Operação Baixas Temperaturas. Instaladas em pontos estratégicos da cidade (ver endereços abaixo), as estruturas oferecem atendimento à população mais vulnerável nas cinco regiões da cidade durante os dias mais frios do ano.
Foram registrados nas dez tendas, entre as 18h e as 0h de quarta-feira, 16.344 atendimentos. Foram distribuídos 73.742 itens, sendo: 7.100 sopas, 7.488 pães, 2.392 chás, 3.714 chocolates quentes, 43.333 copos e garrafas de água e 2.795 cobertores. Além disso 20 doses de vacinas foram aplicadas e 428 pessoas foram encaminhadas para o acolhimento em serviços da rede socioassistencial.
Sempre que a temperatura ou a sensação térmica atinge 13 °C, a Prefeitura intensifica os trabalhos e ativa, das 18h à 0h, as tendas. Nelas, são distribuídos sopa, pão, chá, chocolate quente e água; além disso, são oferecidos encaminhamentos, com transporte gratuito, para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial. Para aqueles que não aceitam o encaminhamento, são entregues cobertores.
Endereços das tendas
- Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
- Região Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
- Região Norte: Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
- Região Leste: Guaianases (Rua Capitão Pucci, 38), Itaquera (Av. Musgo de Flor x Av. Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
- Região Oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)
Com mais de 26 mil vagas em 380 serviços, como centros de acolhida, hotéis sociais e Vilas Reencontro, a capital conta com a maior rede socioassistencial da América Latina.
Durante a Operação Baixas Temperaturas, quatro Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) também estão disponíveis para pernoite, banho e refeições.
As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), também realizam busca ativa diurna e noturna, abordando e encaminhando pessoas em situação de rua para os serviços da Prefeitura.
Por meio da central 156 (ligação gratuita), a população também pode solicitar a abordagem social de pessoas em situação de rua. O serviço funciona 24 horas, sem exigência de identificação. No entanto, é fundamental informar o endereço aproximado, pontos de referência e características físicas ou vestimentas da pessoa.