A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo prendeu na manhã deste sábado (14) um foragido da Justiça, condenado a mais de nove anos de prisão por estupro, após reconhecimento facial do Smart Sampa, maior programa de videomonitoramento da América Latina. O criminoso foi detido na Avenida Raimundo Pereira Magalhães, 9.700, na Vila Anastácio, Zona Norte.
Veja o momento da identificação
Em uma semana, esse é o segundo caso em que a GCM prende um estuprador foragido da Justiça, após reconhecimento pelo Smart Sampa. Na semana passada, a Guarda prendeu um procurado que estava em um bloco de carnaval. Ele havia sido condenado por estupro no Estado da Bahia.
Conforme informações dos agentes de segurança que atenderam a ocorrência, a equipe recebeu a informação de que um procurado pela Justiça caminhava pela avenida e iniciaram as buscas nas imediações, encontrando o homem na sequência. Abordado, o homem não reagiu.
Identificado como Edmar dos Santos Carneiro, 45 anos, o homem é natural do município de Guarulhos. Contra Carneiro há mandado de prisão por por estupro a nove anos, um mês e 21 dias, expedido no dia 11 de setembro de 2024, pela Vara Criminal de Franco da Rocha, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), com condenação transitada em julgado, não cabendo mais recursos.
A Guarda Municipal, então, conduziu Carneiro para o 72º Distrito Policial, na Vila Penteado, onde o boletim de ocorrência está em elaboração.
O Smart Sampa mantém mais de 40.000 câmeras por toda a cidade e que realizam vigilância 24 horas por dia. O programa se consolidou como ferramenta estratégica no combate à criminalidade em São Paulo.