A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo prendeu, nesta quinta-feira (19), um foragido da Justiça condenado a 11 anos de prisão por corrupção ativa, estelionato e associação criminosa. Após ser identificado pelo sistema de reconhecimento facial do Smart Sampa, enquanto atravessava a rua, ele foi detido em um ponto de ônibus da Av. General Ataliba Leonel, na altura do número 3.125, na Parada Inglesa, Zona Norte da cidade.
A equipe da GCM fazia patrulhamento na região quando recebeu o alerta do sistema de que o foragido circulava pelo local. Os agentes realizaram a abordagem e efetuaram a prisão sem resistência. Identificado como Renato Marson, de 62 anos e natural de São Paulo, o homem possuía mandado de prisão definitiva expedido no último dia 2 de fevereiro pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, por meio da 8ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
O criminoso foi condenado a 11 anos, cinco meses e 20 dias de reclusão, em regime fechado, pelos crimes previstos nos artigos 171 (estelionato), 333 (corrupção ativa) e 288 (associação criminosa) do Código Penal, sem possibilidade de recurso. O homem foi conduzido ao 73º Distrito Policial, no Jaçanã, onde foi registrado boletim de ocorrência por captura de foragido, e o criminoso segue à disposição da Justiça.
Combate ao crime
Com 40 mil câmeras estrategicamente distribuídas por todas as regiões da cidade, o Smart Sampa é considerado atualmente o mais completo sistema de monitoramento inteligente da América Latina.
Desde sua implementação em novembro de 2024, o reconhecimento facial já possibilitou a captura de 2.772 foragidos da Justiça, além de 3.650 prisões em flagrante, a localização de 164 pessoas desaparecidas e 2.180 ocorrências envolvendo veículos roubados, furtados ou adulterados.