Recursos de acessibilidade:
Criação: 16/10/25 14:42

Centro Esportivo do Pacaembu oferece 200 vagas de natação gratuitas para meninas

Projeto, que começa em 2 de dezembro, prioriza alunas de escolas públicas, levando em conta também a frequência e o desempenho escolar
Agência SampaNews

Ouvir notícia
Clique para ouvir

Ler resumo da notícia

A Prefeitura de São Paulo fez uma parceria com a concessionária Allegra Pacaembu e está oferecendo 200 vagas gratuitas para meninas de 6 a 17 anos aprenderem a nadar na piscina olímpica do Centro Esportivo do Pacaembu, na Zona Oeste.

As inscrições estão abertas pelo formulário e, caso a procura ultrapasse o número de vagas, será formada uma lista de espera.

O projeto, que começa em 2 de dezembro, prioriza alunas de escolas públicas, levando em conta também a frequência e o desempenho escolar das inscritas. As aulas terão 45 minutos de duração e ocorrerão uma ou duas vezes por semana, conforme o nível de habilidade das participantes. O espaço conta com acessibilidade e reserva cinco vagas para alunas com deficiência motora.

A iniciativa integra as ações previstas no contrato de concessão do Pacaembu, firmado entre a Prefeitura e a concessionária Allegra Pacaembu, que prevê a ampliação do acesso ao esporte e ao lazer no Mercado Livre Arena Pacaembu, por meio de projetos de interesse público. 

Segundo o Instituto Todos Pelo Esporte, responsável pela coordenação pedagógica, o núcleo do Pacaembu será o segundo maior do país, atrás apenas do instalado em Vitória (ES), que atende atualmente 400 crianças.

“A natação, infelizmente, ainda não é um esporte acessível para a maioria das crianças. Com o apoio da Prefeitura e a estrutura do Pacaembu, conseguimos oferecer essa oportunidade a quem normalmente não teria acesso. Muitas dessas meninas têm potencial para alcançar o alto rendimento, basta abrir o caminho”, afirma o superintendente do Instituto, Alessandro Serrato.

A modernização completa do Pacaembu é resultado da parceria público-privada conduzida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias (SEDP), que vem transformando o complexo em um espaço multifuncional e de referência para o desenvolvimento de iniciativas esportivas, culturais e sociais voltadas à população.


Tags relacionadas

Notícias mais lidas

conteúdos relacionados

Lorem Ipsum is simply
Redes Sociais
© COPYRIGHT 2025, Prefeitura Municipal de São Paulo, Viaduto do Chá, 15 - Centro - CEP: 01002-020