Mais de 1 milhão de estudantes iniciaram nesta quarta-feira (4) o ano letivo de 2026 na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Ao todo, 4,1 mil unidades educacionais — entre creches, EMEIs, EMEFs e escolas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) — estão preparadas para receber crianças, adolescentes, jovens e adultos em todas as regiões da cidade. Para tornar o retorno às aulas ainda mais animado, a Prefeitura também lançou uma campanha institucional em que a Turma da Mônica dá boas-vindas aos estudantes.
A data foi marcada pela inauguração do 63º Centro Educacional Unificado (CEU) da capital, o quinto entregue desde 2021, localizado no Jardim Itajaí, no Grajaú, zona sul. A nova unidade, batizada de CEU Padre Chicão, foi entregue pelo prefeito Ricardo Nunes.
“A gente tem bastante orgulho. É o quinto que eu entrego, todos em regiões muito periféricas. É um equipamento completo, com bloco educacional, cultural e esportivo, piscina, quadra e uma concepção muito forte de sustentabilidade, com reuso de água e placas fotovoltaicas. São 17 mil metros quadrados no coração do Grajaú, uma das regiões mais vulneráveis de São Paulo”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.
Educação integral em expansão
O CEU Padre Chicão abriga a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Magda Becker Soares, planejada para atender cerca de 300 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em jornada integral de nove horas diárias, totalizando 50 horas-aula semanais.
A inauguração reforça o avanço do Programa São Paulo Integral (SPI). Desde 2021, o número de estudantes atendidos em jornada ampliada cresceu 372%, passando de cerca de 31,6 mil para mais de 149,6 mil matrículas. Atualmente, 772 unidades educacionais integram o programa. Somadas às matrículas em creches, mais de 405 mil bebês, crianças e estudantes são atendidos em tempo integral na rede municipal.
Alimentação escolar garantida
A Prefeitura de São Paulo assegura diariamente a oferta de cerca de 2 milhões de refeições para mais de 1 milhão de estudantes, por meio do Programa de Alimentação Escolar (PAE), um dos maiores do mundo. O compromisso com a segurança alimentar se mantém ao longo de todo o ano, inclusive durante os períodos de recesso escolar.
Em 2025, também foram distribuídas aproximadamente 737,6 mil cestas básicas a famílias inscritas no CadÚnico, com entregas realizadas ao longo do ano, sendo mais de 368,1 mil em junho e cerca de 369,5 mil nos meses de novembro e dezembro.
“Todas as nossas escolas estão preparadas para receber os alunos com segurança, qualidade e alimento”, destacou o secretário municipal de Educação em exercício, Samuel de Godoy.
Material escolar e uniforme antecipados
Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura antecipou a liberação dos créditos para compra de material escolar e uniformes. Desde 5 de janeiro, os valores estão disponíveis por meio do aplicativo Kit Escolar DUEPAY, acessível para Android e iOS, e poderão ser utilizados até 31 de outubro de 2026.
O investimento total ultrapassa R$ 700 milhões e beneficia mais de 1 milhão de estudantes da Rede Municipal. Os responsáveis têm autonomia para escolher os itens em mais de mil lojas credenciadas para uniformes e 1.180 para material escolar, distribuídas por todas as regiões da cidade, fomentando o comércio local.
Os valores para material escolar variam conforme a etapa de ensino e contemplam estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo EJA e Centros de Estudos de Línguas Paulistanos (CELPs). Para o uniforme, são atendidos estudantes da Educação Infantil (a partir de 4 anos) até o Ensino Fundamental, com auxílio total de R$ 571,90 por aluno, incluindo vestuário e tênis.
Transporte Escolar Gratuito
O Transporte Escolar Gratuito (TEG) garante o acesso e a permanência na escola de crianças de até 11 anos matriculadas na rede municipal, de acordo com critérios legais, como distância superior a 1,5 km entre residência e escola ou a existência de barreiras físicas que representem risco no trajeto. O serviço também atende estudantes com deficiência ou doenças crônicas, mediante indicação médica, independentemente da distância.
A solicitação do transporte, atualização de endereço ou registro de ocorrências pode ser feita pelo Portal SP 156, onde também está disponível a Carta de Serviços da Prefeitura.
Calendário letivo
O calendário escolar de 2026 prevê aulas até 22 de dezembro, com recesso entre os dias 6 e 17 de julho. O planejamento pedagógico segue as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação (SME), garantindo organização, continuidade do aprendizado e acolhimento aos estudantes ao longo de todo o ano.