São Paulo ganha mais verde com plantio de mudas no Bosque Urbano Coró-Coró
- Imagem de destaque interna da notícia
- Vídeo do Youtube
- Chamada
- Apenas no mês de agosto, a Secretaria das Subprefeituras plantou mais de 2 mil mudas de árvores nativas em diferentes regiões da cidade
- Notícias Relacionadas
- Resumo da Notícia
- Conteúdo
-
Acompanhado pela população local, o prefeito Ricardo Nunes participou, no sábado (30), de uma ação de plantio de 445 mudas de diversas espécies na área do futuro Bosque Urbano Coró-Coró, no Jardim das Graças, Zona Norte da capital. O mutirão faz parte da iniciativa São Paulo + Verde e acontecerá todos os sábados até a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).
“Hoje, nós estamos plantando 445 árvores para celebrar o aniversário de 445 anos da Freguesia do Ó, e aqui serão plantadas 850 árvores”, explicou o prefeito Ricardo Nunes, detalhando que um bosque como esse pode reduzir em até 6% a temperatura local, além de favorecer o retorno da flora e da fauna e contribuir para uma cidade mais verde.
“Quando for concluído, esse bosque será cercado e receberá cuidados para que possa se consolidar como um pulmão verde dentro da cidade”, acrescentou o prefeito.
O futuro bosque será denominado Coró-Coró em homenagem à ave nativa da Mata Atlântica, de médio porte e bico longo e curvado. Saiba mais sobre os bosques clicando aqui.
Crianças participam do mutirão do Plantio SP + Verde no Bosque Urbano Coró-Coró, no Jardim das Graças // Foto: Renato Pinheiro/Secom Os mutirões de plantio já passaram por outras regiões da cidade, como a Bela Vista — no futuro Bosque Pintassilgo — e a Penha/Mooca — no futuro Bosque Trinca-Ferro. Somente neste mês de agosto, a Secretaria das Subprefeituras já plantou mais de duas mil mudas de árvores nativas.
Pulmões verdes
Os bosques urbanos contribuem para o resfriamento da cidade — a temperatura em seu interior pode ser até 6 graus menor em comparação a áreas sem vegetação. Também funcionam como “pulmões verdes”, ajudando a reduzir a poluição do ar ao transformar parte do gás carbônico em oxigênio, melhorando a qualidade de vida da população.
Além disso, esses espaços promovem corredores de biodiversidade em meio à urbanização de São Paulo. O programa envolve as Secretarias das Subprefeituras, do Verde e do Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas.
- Título Alternativo
- Aberta consulta pública para contratação da Nova Paraisópolis; veja projeção
- Abertas as inscrições para a eleição do Conselho Gestor da AIU Vila Leopoldina-Villa-Lobos
- Ação da Prefeitura leva Justiça Federal a intimar a ANEEL a se manifestar sobre o contrato da ENEL
- Ação inédita no Ibirapuera retira 31,48 toneladas de recicláveis e garante renda a 200 catadores no Carnaval
- Ações da Prefeitura reduzem em 23% número de casos novos de transmissão de sífilis da mãe para o bebê em São Paulo
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk