Recursos de acessibilidade:
Criação: 01/09/25 14:19

São Paulo ganha mais verde com plantio de mudas no Bosque Urbano Coró-Coró

Apenas no mês de agosto, a Secretaria das Subprefeituras plantou mais de 2 mil mudas de árvores nativas em diferentes regiões da cidade
Agência SampaNews

Ouvir notícia
Clique para ouvir

Ler resumo da notícia

Imagem de destaque interna da notícia
Vídeo do Youtube
Chamada
Apenas no mês de agosto, a Secretaria das Subprefeituras plantou mais de 2 mil mudas de árvores nativas em diferentes regiões da cidade
Notícias Relacionadas
Resumo da Notícia
Conteúdo

Acompanhado pela população local, o prefeito Ricardo Nunes participou, no sábado (30), de uma ação de plantio de 445 mudas de diversas espécies na área do futuro Bosque Urbano Coró-Coró, no Jardim das Graças, Zona Norte da capital. O mutirão faz parte da iniciativa São Paulo + Verde e acontecerá todos os sábados até a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).

“Hoje, nós estamos plantando 445 árvores para celebrar o aniversário de 445 anos da Freguesia do Ó, e aqui serão plantadas 850 árvores”, explicou o prefeito Ricardo Nunes, detalhando que um bosque como esse pode reduzir em até 6% a temperatura local, além de favorecer o retorno da flora e da fauna e contribuir para uma cidade mais verde.

“Quando for concluído, esse bosque será cercado e receberá cuidados para que possa se consolidar como um pulmão verde dentro da cidade”, acrescentou o prefeito.

O futuro bosque será denominado Coró-Coró em homenagem à ave nativa da Mata Atlântica, de médio porte e bico longo e curvado. Saiba mais sobre os bosques clicando aqui

Crianças participam do mutirão do Plantio SP + Verde no Bosque Urbano Coró-Coró, no Jardim das Graças // Foto: Renato Pinheiro/Secom

Os mutirões de plantio já passaram por outras regiões da cidade, como a Bela Vista — no futuro Bosque Pintassilgo — e a Penha/Mooca — no futuro Bosque Trinca-Ferro. Somente neste mês de agosto, a Secretaria das Subprefeituras já plantou mais de duas mil mudas de árvores nativas.

Pulmões verdes

Os bosques urbanos contribuem para o resfriamento da cidade — a temperatura em seu interior pode ser até 6 graus menor em comparação a áreas sem vegetação. Também funcionam como “pulmões verdes”, ajudando a reduzir a poluição do ar ao transformar parte do gás carbônico em oxigênio, melhorando a qualidade de vida da população.

Além disso, esses espaços promovem corredores de biodiversidade em meio à urbanização de São Paulo. O programa envolve as Secretarias das Subprefeituras, do Verde e do Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas.

Título Alternativo
Notícias mais lidas

conteúdos relacionados

Lorem Ipsum is simply
Redes Sociais
© COPYRIGHT 2025, Prefeitura Municipal de São Paulo, Viaduto do Chá, 15 - Centro - CEP: 01002-020