Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
1º Fórum Multissetorial de Prevenção Social à Violência contra Pessoas com Deficiência acontece no instituto Jô Clemente

O 1º Fórum Multissetorial de Prevenção Social à Violência contra Pessoas com Deficiência foi realizado nesta terça-feira (09) e reuniu especialistas, profissionais de diferentes áreas e representantes de instituições públicas e da sociedade civil para debater estratégias de proteção e atendimento dos direitos das pessoas com deficiência. O encontro representou um avanço importante na construção de ações integradas voltadas à prevenção da violência e ao fortalecimento de redes de apoio.
O encontro aconteceu no Instituto Jô Clemente (IJC), na Vila Clementino. A principal proposta foi ampliar o diálogo intersetorial, fortalecer redes de apoio e apresentar novas perspectivas de atuação a partir do conceito de segurança cidadã, com foco na prevenção e no enfrentamento das diversas formas de violência que atingem pessoas com deficiência há anos.
Durante o fórum, Patricia Di Tullio, Diretora de Média Complexidade da Coordenação de Proteção Social Especial, representou a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social. Em sua fala de abertura, destacou: “Integrar a proteção social com a segurança pública, com a saúde, a educação e com os órgãos de defesa de direitos é um movimento essencial para romper silenciamentos históricos, assegurar visibilidade e garantir que cada pessoa com deficiência seja vista, reconhecida e protegida”. Sua fala reforçou o compromisso com um atendimento cada vez mais humanizado e acessível.
Entre os temas abordados estiveram: a divulgação do Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra Pessoas com Deficiência; a apresentação do trabalho desenvolvido pelos Centros de Apoio Técnico (CAT) em unidades policiais; o aprofundamento sobre situações de violação de direitos; e o fortalecimento da articulação entre serviços de assistência social, saúde, educação e segurança pública, sempre alinhados às políticas de promoção dos direitos humanos.
A realização do fórum consolidou o compromisso da cidade de São Paulo com a construção de respostas mais qualificadas, inclusivas e articuladas para a proteção da população com deficiência, estimulando a participação ativa de profissionais, gestores e da sociedade civil.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
