Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Quarta-feira, 24 de Setembro de 2025 | Horário: 17:35
Compartilhe:

Operação Baixas Temperaturas é acionada

Operação tem histórico de mais de 1,5 milhão de atendimentos para acolher pessoas em situação de rua durante as noites frias
 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), aciona, a partir desta quarta-feira (24), a Operação Baixas Temperaturas (OBT), iniciativa voltada à proteção das pessoas em situação de rua durante os dias mais frios.

Desde o início da OBT 2025, já foram realizadas 51.586 abordagens e 29.711 acolhimentos em serviços socioassistenciais, 1.094 vagas emergenciais de acolhimento

No último período de acionamento, realizado no mês de agosto, as tendas registraram 1.529.567 atendimentos e distribuíram 5.683.857 itens, entre sopa, pão, chocolate quente, chá, água e cobertores. Também foram atendidos 6.089 animais de estimação, com ração, vacinação, vermifugação, RGA e microchipagem.

A operação conta com cerca de 900 orientadores do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), além do suporte da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) e das equipes do Consultório na Rua, que garantem atendimento em saúde, além de dez tendas instaladas em regiões estratégicas da cidade, funcionando das 18h à 0h, sempre que a temperatura atingir 13 °C ou menos.

Durante o atendimento, além da distribuição de alimentos e cobertores, as equipes de abordagem da SMADS oferecem encaminhamento para a rede socioassistencial da Prefeitura, a maior da América Latina, com mais de 26 mil vagas em 380 serviços, como centros de acolhida, hotéis sociais e Vilas Reencontro. Durante a OBT, quatro Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) também estarão disponíveis para pernoite, banho e refeições.

A população pode colaborar solicitando atendimento para pessoas em situação de rua pelo telefone 156, ligação gratuita e disponível 24 horas.

Endereços das tendas:

· Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro

· Região Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)

· Região Norte: Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)

· Região Leste: Guaianases (Rua Capitão Pucci, 38), Itaquera (Av. Musgo de Flor x Av. Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)

· Região Oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)

collections
Galeria de imagens