Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Prefeitura de São Paulo inaugura Vila Reencontro Armênia II e amplia a rede de moradia transitória para a população em situação de rua

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugura no dia 21 de janeiro a Vila Reencontro Armênia II, ampliando a política municipal de moradia transitória destinada à população em situação de rua e fortalecendo as estratégias de superação dessa condição na cidade.
A nova unidade integra o Programa Reencontro, lançado em dezembro de 2022 com a inauguração da primeira Vila Reencontro, na Avenida Cruzeiro do Sul. Desde então, o programa contabiliza 3.978 atendimentos, com 974 saídas qualificadas, que envolvem acesso à moradia autônoma, reintegração familiar e inserção no mercado de trabalho.
A unidade amplia a capacidade de atendimento da rede socioassistencial, com 109 módulos habitacionais, que possibilitam o acolhimento de até 496 pessoas. Desses, 15 módulos são destinados a pessoas com deficiência ou a famílias de até oito integrantes. A estrutura foi planejada para garantir acolhimento digno e temporário, aliado a acompanhamento social contínuo, permitindo que indivíduos e famílias avancem em processos de reorganização de vida, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além do acesso a alternativas definitivas de moradia e geração de renda.
Ao todo, 58 famílias já estão com vagas garantidas, sendo 25 famílias imigrantes, o que representa 92 imigrantes acolhidos na nova Vila Reencontro Armênia II.
A gestão da unidade será realizada pelo Instituto Pilar, Organização da Sociedade Civil (OSC) com reconhecida atuação na cidade de São Paulo. Atualmente, a instituição administra 20 Serviços Especializados de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua (SEAS), além de três Centros de Acolhida e três serviços da Proteção Social Básica, contribuindo para o fortalecimento da rede de proteção social do município.
Sobre o Programa Vila Reencontro
Somente em 2025, o Programa Reencontro realizou 3.251 atendimentos e registrou 652 saídas qualificadas, distribuídas entre as 12 Vilas Reencontro em funcionamento. Com a inauguração da Vila Reencontro Armênia II, a cidade passa a contar com 13 unidades, ampliando a capacidade de atendimento e reforçando a atuação integrada da rede socioassistencial.
Após ter a casa destruída por um incêndio, Rosane Cristina encontrou na Vila Reencontro a oportunidade de reconstruir sua vida. A iniciativa oferece acolhimento, proteção e acesso a políticas públicas que promovem dignidade, autonomia e reintegração social. Segundo ela: “Aqui recebi acolhimento e dignidade, além de oportunidades de trabalho e de educação, principalmente para as crianças. Para mim, essa é a chance de retomar minha autonomia e voltar a fazer parte da sociedade.”
As Vilas Reencontro são estruturas de moradia temporária, segura e digna, voltadas a pessoas e famílias em situação de rua. Os espaços oferecem unidades habitacionais com infraestrutura adequada, além de acompanhamento técnico contínuo realizado por equipes multiprofissionais da assistência social. O atendimento prioriza a construção de projetos de vida, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e o acesso a políticas públicas essenciais, como saúde, educação, qualificação profissional e trabalho.
O Programa Reencontro se destaca por seu caráter inovador, ao articular moradia provisória com atendimento social qualificado, respeitando a individualidade dos usuários e promovendo a autonomia. A iniciativa integra a estratégia municipal de enfrentamento à situação de rua, alinhada aos princípios da proteção social, da dignidade humana e da garantia de direitos.
"O nome já diz: é um reencontro com a vida, com a família e com coisas boas. Temos que ter esperança de que ainda teremos dias melhores pela frente”, afirma Maria Cristina, moradora da recém-inaugurada Vila Reencontro Armênia.
Com a ampliação da rede de Vilas Reencontro, a Prefeitura de São Paulo reafirma o compromisso com políticas públicas estruturantes, voltadas à redução das desigualdades sociais e à construção de soluções efetivas e sustentáveis para a população em situação de vulnerabilidade.
Serviço
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 818
Inauguração: 21 de janeiro de 2026
Fonte dos recursos: Municipal
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
