Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Prefeitura de São Paulo intensifica Operação Baixas Temperaturas para proteger população em situação de rua

Foto: Acervo Smads
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), acionou a Operação Baixas Temperaturas (OBT). A iniciativa visa proteger e oferecer acolhimento digno às pessoas em situação de rua, garantindo segurança e cuidados essenciais durante as noites de frio intenso.
Foram contabilizados, na noite de ontem (25), 21.940 atendimentos, foram distribuídos 75.115 mil itens de alimentação e higiene, incluindo 7.650 sopas, 7.600 pães, 2.655 copos de chá, 50.050 copos e garrafas de água e 4.563 chocolates quentes, além de 3.233 cobertores. As equipes também realizaram 12 atendimentos de saúde e vacinação, além de 450 encaminhamentos para acolhimento na rede socioassistencial.
O cuidado também se estendeu a 90 animais de estimação das pessoas em situação de rua. As equipes realizaram 72 atendimentos veterinários, distribuíram 72 recipientes de água e ração e fizeram 42 cadastros no RGA, e aindaforam aplicadas 25 vacinas, colocados 25 microchips, além da entrega de 4 roupinhas e 707 insumos diversos.
Desde o início do ano, a operação já realizou 51.586 abordagens e 30.139 acolhimentos em serviços socioassistenciais, disponibilizando ainda 1.094 vagas emergenciais adicionais.
Como Funciona a OBT:
A operação é acionada sempre que as temperaturas atingem 13 °C ou menos. Considerada uma das maiores ações de acolhimento emergencial do país, a OBT mobiliza cerca de 900 orientadores do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS). Além disso, conta com o suporte da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) e equipes do Consultório na Rua, que garantem atendimento em saúde fundamental neste período. Dez tendas estrategicamente instaladas em diferentes regiões da cidade funcionam das 18h à 0h, oferecendo um porto seguro contra o frio.
Durante o atendimento, as equipes da SMADS oferecem mais do que alimento e cobertor: elas fornecem encaminhamento para a ampla rede socioassistencial da Prefeitura, considerada a maior da América Latina, com mais de 26 mil vagas em 380 serviços. Essa rede inclui centros de acolhida, hotéis sociais e as Vilas Reencontro. Para reforçar o acolhimento durante a OBT, quatro Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) também são disponibilizados para pernoite, banho e refeições.
A população pode e deve colaborar com a Operação Baixas Temperaturas, solicitando atendimento para pessoas em situação de rua através do telefone 156. A ligação é gratuita e está disponível 24 horas.
Endereços das Tendas da OBT:
Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro
Região Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
Região Norte: Santana (Praça Heróis da FEB) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)
Região Leste: Guaianases (Rua Capitão Pucci, 38), Itaquera (Av. Musgo de Flor x Av. Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)
Região Oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk