Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Sexta-feira, 19 de Junho de 2026 | Horário: 11:15
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo promove edição do Circuito Reencontro das Nações no Museu do Futebol

Ação ocorrerá no mesmo dia que o segundo jogo da seleção brasileira e mostrará a importância do futebol para diferentes nacionalidades

Enquanto a Seleção Brasileira se prepara para entrar em campo contra o Haiti nesta sexta-feira (19 de junho), a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), prepara para o mesmo dia, uma edição do Circuito Reencontro das Nações no Museu do Futebol, no Pacaembu. 

Em um grande amistoso de nacionalidades, a visita ao Museu do Futebol faz parte da ação “Circuito Reencontro das Nações”, com o tema “Sabor Copa do Mundo”, e tem como objetivo promover a integração entre brasileiros e imigrantes acolhidos pelo programa Reencontro, de SMADS. Por meio do acesso a espaços culturais, famílias acolhidas pelo programa poderão conhecer diferentes histórias, tradições e formas de convivência entre os povos.

A atividade mostrará a história de como o futebol se moldou nos lares brasileiros, reunirá moradores de diversas Vilas Reencontro, em uma experiência de integração cultural e convivência. Durante o circuito, os participantes terão a oportunidade de visitar o entorno do Museu do Futebol, espaço cultural que preserva e apresenta a trajetória do esporte mais popular do país e sua profunda relação com a identidade brasileira.

A programação contará com a participação da secretária municipal de Relações Internacionais, Angela Gandra, da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliana Gomes, além de representantes da Vila Reencontro, e da cônsul honorário da Armênia, Hilda Burmaian.

"O futebol é uma linguagem universal, capaz de aproximar pessoas de diferentes origens, culturas e histórias. Ao promovermos essa visita ao Museu do Futebol, queremos proporcionar aos moradores das Vilas Reencontro um momento de convivência, aprendizado e celebração da diversidade que caracteriza a cidade de São Paulo. Mais do que conhecer a história de um esporte que faz parte da identidade brasileira, esta é uma oportunidade de fortalecer laços, promover a integração entre brasileiros e imigrantes e reafirmar nosso compromisso com uma cultura de paz e acolhimento", afirma a secretária municipal de Relações Internacionais, Angela Gandra.

São Paulo é uma cidade construída pela diversidade e pela contribuição de pessoas vindas de diferentes partes do Brasil e do mundo. O Circuito Reencontro das Nações reforça esse compromisso ao promover experiências que aproximam culturas, estimulam a convivência e fortalecem o sentimento de pertencimento. Por meio do Programa Reencontro, buscamos oferecer não apenas moradia digna, mas também oportunidades de acesso à cultura, ao lazer e à cidadania. Celebrar a paixão universal pelo futebol ao lado de famílias brasileiras e imigrantes é uma forma de mostrar que a inclusão se constrói no encontro entre as pessoas." Explica a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliana Gomes. 

O que é o Circuito Reencontro das Nações?

 

O Circuito Reencontro das Relações Internacionais é uma ação realizada por meio das Secretarias Municipais de Relações Internacionais e Assistência e Desenvolvimento Social, que busca ampliar o acesso à cultura e incentivar o diálogo entre diferentes nacionalidades presentes na cidade de São Paulo, promovendo oportunidades de aprendizado, integração e fortalecimento dos laços comunitários.

Tendo o público-alvo moradores de 11 Vilas Reencontro espalhadas por São Paulo, a ação reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a valorização da diversidade cultural e com a construção de uma cidade cada vez mais inclusiva, acolhedora e conectada com o mundo.

collections
Galeria de imagens