Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Exibindo 1 para 1 de 1
Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2025 | Horário: 10:10
Compartilhe:

Prefeitura inaugura Vila Reencontro Armênia I e amplia rede de acolhimento na capital

Novo equipamento amplia a estratégia municipal de acolhimento com foco em autonomia, dignidade e saídas qualificadas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugura no dia 23 de dezembro a Vila Reencontro Armênia I, localizada na zona norte da capital. O novo equipamento integra a política municipal voltada ao atendimento da população em situação de rua, com foco na reconstrução de trajetórias de vida e no acesso a soluções permanentes de moradia e trabalho. 

A unidade amplia a capacidade de atendimento da rede socioassistencial, com 109 módulos habitacionais, que possibilitam o acolhimento de até 436 vagas oferecidas. 15 desses módulos são para pessoas com deficiência ou famílias de até oito pessoas. A estrutura foi planejada para garantir acolhimento digno e temporário, aliado a acompanhamento social contínuo, permitindo que indivíduos e famílias avancem em processos de reorganização de vida, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e acesso a alternativas definitivas de moradia e geração de renda. 
Ao todo, 52 famílias já estão com suas vagas garantidas, sendo 27 dessas famílias, imigrantes, contabilizando 109 imigrantes na nova Vila Reencontro Armênia I.

Desde a inauguração da primeira Vila Reencontro, em dezembro de 2022, o programa já contabiliza mais de 3.600 atendimentos realizados e 890 saídas qualificadas, que incluem reintegração familiar, acesso à moradia autônoma e inserção no mercado de trabalho, reforçando a efetividade da política pública. 

A gestão da unidade será realizada pelo Instituto Pilar, Organização da Sociedade Civil (OSC) com reconhecida atuação na cidade de São Paulo. Atualmente, a instituição administra 20 Serviços Especializados de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua (SEAS), além de três Centros de Acolhida e três serviços da Proteção Social Básica, contribuindo para o fortalecimento da rede de proteção social do município. 

Sobre o Programa Vila Reencontro 

Criado para ampliar a oferta de acolhimento humanizado e promover soluções de moradia digna, o Programa Vila Reencontro se consolidou como uma das principais políticas públicas municipais voltadas à população em situação de rua. As unidades contam com módulos habitacionais independentes, espaços de convivência, atendimento técnico especializado e ações voltadas à autonomia, inclusão social e reinserção produtiva. 

Desde 2022, já foram entregues unidades em regiões estratégicas da cidade, como Santana, Mooca, Vila Maria, São Mateus, Ipiranga, Penha, Ermelino Matarazzo e Campo Limpo, totalizando 12 Vilas em funcionamento, além de novos complexos em fase de implantação. Com a chegada da Vila Reencontro Armênia, o programa amplia sua capilaridade e fortalece a presença da política pública em territórios com alta demanda por acolhimento e proteção social. 

 

Serviço 
Endereço:  Av. Cruzeiro do Sul, 808 
Inauguração: 23 de dezembro de 2025  
Fonte dos recursos: Municipal

collections
Galeria de imagens